FORMATOS DE PAPEL: PARA QUE SERVE CADA UM?

Papel A4, A5 ou A6: quem nunca ouviu esses termos e ficou confuso em relação aos formatos de papel?

Saber especificar os tamanhos e formatos que você deseja para um projeto gráfico impresso, pode facilitar muito na hora estruturar o seu pedido.

Neste artigo vamos te explicar quais são os tamanhos de papéis e para quais produtos cada um deles é mais indicado.

História do Papel

Talvez tenha sido com a invenção do papel pelos chineses que este material, feito com fibras de origem vegetal, consagrou-se como o principal suporte para esta atividade ao longo da história.

Com o aperfeiçoamento de seu uso, métodos de classificar e tipificar o papel foram criados para auxiliar melhor o manuseio desse produto.

Formatos de Papel

Podemos classificar os papéis pela sua cor, gramatura, textura e tamanho, por exemplo. Neste post abordaremos a classificação mais usada nos processos de impressão offset: a série A do padrão ISO 216.

Essa classificação, que teve seu uso convencionado justamente pela sua adequação e facilidade de entendimento, é baseada na razão √2.

A série A do padrão ISO 216 parte do tamanho de papel A0, com as medidas 1189x841mm.
A partir daí, essa folha de papel é dobrada pela metade em seu lado de maior extensão, resultando na sequência da classificação: A1, com as medidas 841x594mm. O mesmo processo se repete no restante da sequência até o formato A10, com as medidas 37x26mm.

Papel A0

Começando pelo maior tamanho, a folha A0 tem 841x1189mm. Também surgiram recentemente os papéis 2A0 e 4A0, que são variações muito raras.
Esse papel é a escolha perfeita para impressão de grandes cartazes, banners e materiais que merecem um grande destaque, como os outdoors. Porém, na maioria das vezes, esse tamanho é feito em impressões múltiplas, sendo duas folhas A1.

Papel A1

Esse formato é geralmente encontrado em gráficas, sendo o maior entre os formatos de papel disponíveis, com 594x841mm.
O A1 é usado, em geral, para impressão de cartazes, banners e materiais de divulgação. Mas também serve como chapa para aumentar a produtividade e ritmo de impressão, pois comporta mais folhas menores.
Em uma folha A1 cabe uma folha A2, uma em A3, uma A4 e duas A5. Assim, dá para realizar a impressão de diversos materiais em uma folha só.

Papel A2

O tamanho A2 possui 420x594mm, metade de um A1. Também é classificado como um papel grande e seu uso é específico para materiais em grande escala.
Por causa do seu tamanho, é possível ter um resultado de boa qualidade em uma impressão, sem necessidade de dividi-la.

Papel A3

O A3 é um formato que tem 297x420mm de dimensão e é um papel muito comum em gráficas.
É uma boa escolha para impressão de materiais como certificados e diplomas, quadros, assim como de elementos de divulgação.

Papel A4

Esse é o formato mais utilizado no dia a dia das gráficas e até mesmo dentro de nossa própria casa – o tamanho da conhecida folha sulfite.
As medidas do papel A4 (297x210mm), não são nem muito grandes, nem tão pequenas, o que possibilita seu uso de maneira mais cotidiana.

Nesse tamanho de papel, além da impressão tradicional que fazemos com as impressoras caseiras, é possível confeccionar materiais como cartazes, revistas, catálogos, folders e flyers.

Papel A5

O formato de papel A5 tem as medidas 210x148mm. Ou seja, é menor do que seu formato antecessor (A4).
Por isso, ele é utilizado para produtos de dimensões menores, como bloco de notas e convites.
Contudo, também é possível e comum a confecção de flyers e folders nesse formato de papel.

Papel A6

Com as medidas 148x105mm, esse formato de papel é ideal para produtos como o crachá, tags e blocos de notas, por exemplo.

Por ser pequeno e ao mesmo tempo, visível, esse formato possibilita a rápida identificação de informações sem ter a necessidade de ocupar muito espaço.

Confira mais informações que podem te auxiliar no processo de inovação do seu projeto gráfico em nosso blog. Inscreva-se e acompanhe nossas publicações!

Ficou interessado(a) em agregar mais valor para as suas peças gráficas? Então, clique aqui e converse com um de nossos consultores e tire suas dúvidas!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

FALE CONOSCO: (31) 3303-9999 • RONA@RONAEDITORA.COM.BR

RUA HENRIQUETO CARDINALE, 280 OLHOS D'ÁGUA
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS 30390-082

×

Carrinho