FEVEREIRO LARANJA:
VAMOS FALAR SOBRE LEUCEMIA?

Assim como o Outubro Rosa é dedicado à reflexão acerca do câncer de mama, e o Novembro Azul chama a atenção para a prevenção contra o câncer de próstata, o mês de fevereiro foi escolhido para conscientizar as pessoas sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. 

Mas, você sabe o que é a leucemia? 

A leucemia é um tipo de câncer que causa o crescimento acelerado e anormal das células do sangue, os leucócitos, responsáveis pela defesa do organismo. 

A leucemia é o nono tipo de câncer mais comum em homens e o 11° em mulheres. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no período de 2020 a 2022, serão diagnosticados mais de 10 mil casos novos de leucemia, sendo 5.920 em homens e 4.890 em mulheres.

Transplante de medula: um tratamento possível

Além do tratamento por quimioterapia, o transplante de medula óssea é uma das possibilidades de tratamento da leucemia.

O transplante pode ser classificado em dois tipos: 

. Autólogo: é o transplante em que o próprio indivíduo é doador das células-tronco, coletadas antes que ele seja submetido às sessões de quimioterapia. O propósito aqui é destruir a medula doente e eliminar o câncer. Após essa fase, é feita a infusão das células-tronco que foram retiradas do paciente.

. Alogênico: nesse tipo de transplante, as células-tronco vêm de um doador. Porém, é preciso avaliar a compatibilidade entre membros da família. Se não houver um parente compatível, é preciso recorrer aos bancos de medula óssea.

Aprenda mais: como ser doador de medula óssea?


Para ser doador de medula óssea, é preciso atender a alguns requisitos: 

. Ter idade entre 18 e 55 anos

. Apresentar boas condições de saúde

. Não estar em tratamento de câncer e/ou doenças que afetem o sistema imunológico 

. Não apresentar quadro de doenças infecciosas 

. Cadastrar-se em um hemocentro

Como é feita a coleta? 

. O doador cadastrado faz a coleta de 5 ml de sangue para verificar a compatibilidade.  Caso seja compatível com algum paciente da lista de espera, o doador será convidado a fazer a doação de medula óssea.

A Rona Editora apoia todas as campanhas de promoção da saúde e, especialmente neste mês de fevereiro, alerta seus funcionários, clientes e parceiros sobre a importância de se cadastrarem como doadores de sangue e de medula óssea. 

Apoie você também o Fevereiro Laranja!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

FALE CONOSCO: (31) 3303-9999 • RONA@RONAEDITORA.COM.BR

RUA HENRIQUETO CARDINALE, 280 OLHOS D'ÁGUA
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS 30390-082

×

Carrinho