FACA GRÁFICA: O QUE É E COMO ELA PODE CONTRIBUIR PARA SEU PRODUTO SE DESTACAR ENTRE OS CONCORRENTES

As facas gráficas são equipamentos para cortes com precisão utilizados na indústria gráfica, com lâminas de variados tipos de materiais e protótipos, de acordo com as especificações de cada aplicação.

Uma ótima estratégia para aumentar a visibilidade do seu negócio é oferecer um serviço gráfico de alta qualidade, utilizando as facas para realizar cortes especiais de acabamento. 

Chamadas também de facas de corte e vinco, elas são essenciais àqueles que fabricam elementos como rótulos, cartonagens, etiquetas, embalagens, cartões de visita e outros materiais gráficos.

Saiba mais sobre as facas especiais e suas possibilidades neste artigo!  

Para que servem as facas de corte e vinco na indústria gráfica?

As facas são ferramentas fundamentais para dar formatos especiais e complexos a impressos impossíveis de se fazer com os cortes retos das guilhotinas. Elas são usadas para realizar o corte, meio corte, picotar, vincar e serrilhar.

Com a faca gráfica você estabelece um padrão de corte nos trabalhos, e independente do volume de produção, o formato e o tamanho do corte serão os mesmos, garantindo aumento da qualidade, da produtividade e, claro, do seu faturamento. 

As facas também são usadas na marcação do papel para facilitar nas dobras. São os famosos vincos, muito utilizados em embalagens, além de fazer o meio corte aplicado em adesivos. 

Corte especial

Os cortes especiais são importantes aliados na produção de materiais gráficos diferenciados. Com uma faca especial, é possível esbanjar criatividade e criar formas de objetos simbólicos para o segmento de atuação de uma empresa, por exemplo.

O acabamento do corte especial dá ao impresso um formato personalizado. A gráfica pode “recortar” as peças gráficas em infinitos formatos.

Esse recurso pode ser obtido individualmente, ou pode estar incluso na produção do impresso, como acontece com os adesivos.

Quais são as principais aplicações das facas na gráfica?  

As facas de corte têm ampla versatilidade na indústria gráfica em papel e celulose, equipamentos de corte e vinco, guilhotinas, máquinas de corte lateral, aplicações exclusivas, lacres de segurança, rótulos, etiquetas e outras várias aplicações na indústria.

Estas ferramentas podem ser reguladas para aplicação em diversos tipos de equipamentos, como máquinas de corte e vindo manual, a plana e a automática. Veja suas tipologias abaixo.

Tipos de facas gráficas

Atualmente, existem no mercado as facas gráficas manuais e as facas gráficas a laser.

Para atender às classificações e necessidades de cada aplicação, bem como do material sujeito ao corte, são desenvolvidas facas de diversos tipos, conforme abaixo: 

  • Planas;
  • Retas;
  • Contra-facas;
  • Rotativas;
  • Circulares dentadas ou lisas
  • Facas da tubeira.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as facas e suas infinitas possibilidades, que tal produzir seu próximo projeto gráfico com a Rona?

Nosso time de consultores está à disposição para entender sua demanda e contribuir para o sucesso do seu trabalho! Clique aqui e entre em contato agora mesmo!

Siga-nos nas redes sociais, acompanhe nosso blog e se inscreva para não perder nenhuma novidade do Universo Rona!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

FALE CONOSCO: (31) 3303-9999 • RONA@RONAEDITORA.COM.BR

RUA HENRIQUETO CARDINALE, 280 OLHOS D'ÁGUA
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS 30390-082

×

Carrinho