EMBALAGEM: 5 MOTIVOS PARA REPENSAR, INOVAR E VALORIZAR SEU PRODUTO

A embalagem é parte fundamental do produto e tem grande potencial para
comunicar, diferenciar e obter vantagem competitiva no Ponto de Venda (PDV).
Ela pode ser uma forte estratégia para agregar valor percebido e se destacar
entre os concorrentes. Por isso, as empresas estão repensando suas
embalagens e apostando em inovação e criatividade, para conquistar os
clientes e garantir um espaço de liderança no mercado.

Mesmo no comércio de embalagens, o processo de aperfeiçoamento é um
enorme desafio. Hoje, temos fácil acesso à informação, o que causa uma
paridade tecnológica, gerando uma variedade de produtos similares e
implicando em uma concorrência radical.

Dentro desse cenário cada dia mais competitivo, devemos buscar alternativas
para aproveitar a capacidade de se distinguir do que o mercado oferece. É
muito mais fácil o consumidor ser atraído pelo poder do novo e do diferente ao
explorar uma embalagem.

Então, que tal repensar a “roupagem” que envolve um produto para criar algo
novo a partir do que já existe?

1- Produtos idênticos não têm distinção de valor

Objetos sem diferenças significativas geralmente apresentam o mesmo preço,
e dentro deste contexto o consumidor favorece as marcas que já se
estabeleceram no mercado.

Se a empresa não é a marca líder da categoria em que compete, a inovação é
a forma mais eficiente de acrescentar custo-benefício e melhorar a
competitividade de seus produtos. 

2- Custo elevado e longo processo para aperfeiçoar um produto

É caro e difícil inovar em mercadorias, e existem alguns casos em que a
possibilidade de mudança é limitada. Grandes empresas mantém o mesmo
artigo desde sua criação, mas constantemente trabalham a estrutura de suas
embalagens. Remodelar a embalagem é mais fácil, rápido e barato.

3- Na visão do cliente, a embalagem e seu conteúdo não se separam

A relação do consumidor com a embalagem e o produto consiste em um objeto
indivisível. Com base nesse aspecto, inovar no seu acondicionamento pode
mudar a percepção do produto e posicioná-lo dentro do nicho de negócio.

Ainda que não assuma a liderança da categoria, um produto pode, por meio de
sua nova embalagem, assumir o crescimento exponencial do setor. O
consumidor opta pelo produto da empresa que toma a iniciativa, uma atitude
que acaba repercutindo no crescimento das vendas.

4- Se o produto é inovador, a embalagem precisa afirmar isto

Existem diversos casos em que a modificação de um artigo levou anos de
pesquisa e custou milhões em investimento, mas que fracassou em seu
lançamento por deficiência da embalagem. Não adianta reelaborar um produto
se isso não for corretamente apresentado na embalagem, que precisa
acompanhar com louvor esta inovação. É um ponto obrigatório.

5- A inovação transborda valor

Não é novidade para ninguém que o consumidor não compra preço, ele
compra valor. Uma das principais características positivas da embalagem é que
ela agrega benefício ao produto. Conseguimos distinguir a qualidade e a
serventia dos produtos nas gôndolas observando somente a embalagem. Para
os consumidores, o valor é aquilo que percebem, reconhecem e os fazem
aceitar pagar mais pelo produto. A embalagem bem estruturada faz isso!

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