CONHEÇA OS PRINCIPAIS GATILHOS MENTAIS

Os gatilhos mentais são momentos ou circunstâncias externas que podem produzir ativos emocionais ou psiquiátricos desfavoráveis (ansiedade, pânico, desânimo, desespero, pensamentos negativos etc.) ou favoráveis (alegria, calma, entusiasmo, motivação, pensamentos positivos etc.).


Reagir aos estímulos dos gatilhos mentais é uma consequência natural do ser humano diante dos eventos externos, que podem ser configurados de maneira estratégica para proporcionar sentimentos e emoções desejáveis.
Um gatilho, quando ativado, pode abrir uma janela da memória que leva o indivíduo de volta para o passado, onde ela teve a sua primeira experiência. É como reviver o momento por alguns segundos e sentir a mesma sensação que viveu na época e no lugar do acontecido.


Além disso, eles também podem trazer sentimentos relacionados a algum elemento do seu conteúdo que remete a uma emoção ou experiência do leitor. Por isso, o uso de imagens, referências e easter eggs pode ter um efeito positivo dentro de um conteúdo, gerando uma correlação desse gatilho com a experiência da pessoa.
Qualquer um que depende das vendas, seja online ou offline, deve conhecer os princípios que levam à ativação dos gatilhos mentais e se dedicar intensamente ao estudo para a sua aplicação na prática.


Descubra agora os princípios responsáveis por ativarem esses gatilhos mentais e como os principais sentidos das pessoas são estimulados:


Princípio da Reciprocidade
O princípio da reciprocidade pode ser sentido quando alguém nos dá algo sem pedir nada em troca. Automaticamente, nos sentimos obrigados a retribuir o favor.
A estratégia de conteúdo em blogs pode ser uma boa maneira para os empreendedores online trabalharem esse princípio, uma vez que entregarão informação de valor gratuitamente para um público que adora ou precisa consumi-lo. Funcionaria como um presente que, mais tarde, levará o cliente a comprar de você pelo sentimento de devolver o favor.


Princípio da Autoridade
Para utilizar esse gatilho mental, será preciso trabalhar a confiança das pessoas. Você deve posicionar o seu produto ou serviço como líder de mercado. O comportamento da empresa e funcionários deve seguir essa linha para demonstrar autoridade no que dizem e fazem.

O público precisa sentir que o seu negócio é o melhor do segmento e, para isso acontecer, deverá se comportar como quem realmente sabe o que está fazendo e possui autoridade no assunto.

O Marketing de conteúdo pode ser uma estratégia fundamental também para esse princípio, uma vez que pode dar dicas e informações valiosas sobre o uso correto dos produtos e serviços, a fim de tirarem o melhor proveito possível deles.


Princípio da Prova Social
O princípio da prova social está diretamente ligado ao gatilho mental da preferência. Somos seres sociais e totalmente influenciáveis pelo que o outro está falando, fazendo ou usando.
Tendemos a gostar de coisas só porque outras pessoas gostam, sejam elas boas ou não. Por isso, qualquer coisa que demonstre popularidade no seu site pode desencadear um estímulo de desejo de compra imediata.


Informe sempre os produtos e serviços mais vendidos, bem como os motivos que o tornam tão desejado pelo público. Os resultados poderão ser surpreendentes.


Princípio da Novidade
Nós, como seres humanos, amamos novidade. Essa é uma afirmação que pode ser comprovada por várias pesquisas realizadas ao longo do tempo. Foi confirmado que a exposição a algo novo aumenta a liberação de dopamina no cérebro. Ou seja, diante de novidades, o nosso cérebro emite sensações de recompensa. Esse potencial para o prazer nos motiva a procurá-la sempre. O importante é anunciar novidades de tempos em tempos para manter o interesse do público pelo seu negócio sempre em alta.


Princípio da Escassez
Este é um dos mais importantes para uma estratégia de Marketing Digital bem-sucedida, pois ele é capaz de ativar um sentimento de risco iminente que a pessoa está tendo de perder uma grande oportunidade.
A melhor forma de colocar esse gatilho mental em prática no Marketing Digital é sugerir que os produtos ou serviços possuem quantidade limitada e o interesse por eles é alto. É o famoso “último do estoque”.


Princípio da Urgência
Este gatilho é ativado para a pessoa fazer uma ação rápida. Diante de uma promoção, pode deixar claro que os preços e as condições de pagamento oferecidas serão por tempo limitado ou enquanto durar o estoque.


Agora que conhece os principais gatilhos mentais, preparado para colocar em prática tudo o que aprendeu neste artigo? Esperamos que sim.

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