COMO ANDA O CHECK LIST DO SEU MATERIAL GRÁFICO?

Você concluiu o seu trabalho, acredita que está com tudo e só falta enviar para a gráfica, mas, será que você preparou tudo mesmo?! Você não está correndo o risco de receber aquele retorno da gráfica informando que há inadequações no arquivo? Ou que está faltando algum elemento? Ou que as fontes e as cores não estão compatíveis com a saída do material?

Se você não observar esses detalhes e outros mais, poderá ser avisado que o material precisará ser refeito desde o processo inicial. Por isso, é importante que você faça um check list completo de tudo o que a gráfica precisa para entregar seu material exatamente como você havia planejado e dentro das suas expectativas e/ou do seu cliente.

O que deve ser observado no check list do material gráfico?

Veja nos tópicos abaixo 6 itens para enviar seu material para a gráfica com o check list completo:

1. Conferir a resolução da imagem: este tópico é um dos primeiros pontos lembrados por designer profissionais, mas é sempre bom deixar anotado.  A resolução em 300 DPI (pontos por polegada, em tradução da sigla), ou acima disso é a ideal para que a gráfica ajuste a escala da imagem sem prejuízo da qualidade final. 

2. Revisar, revisar e… revisar: aqui, é fundamental que você contrate um revisor profissional com experiência em materiais editoriais e publicitários. Não se trata apenas de encontrar erros de gramática e de digitação. É preciso ter “olho clínico” para encontrar problemas de diagramação, legibilidade, disposição do texto (fontes utilizadas, espaçamentos, tamanhos, proporções, entre outros) e o “casamento” dele com a arte. 

3. Verificar o layout: veja seu material como seu cliente vai ver e, além disso, como ele será lido pelo público a que se destina. Seja crítico ao observar a harmonia entre todos os elementos do material que será impresso e publicado. 

4. Avaliar a qualidade e a resolução das fotos: neste tópico, muitos designers acabam pecando pela necessidade de “encaixar” as fotos definidas pelo cliente no projeto gráfico proposto. E, naquele trabalho de aumentar e ajustar, muitas fotos que parecem ter encontrado seu lugar acabam “estourando” no momento da impressão. Isso ocorre principalmente com fotos tiradas por meio do celular e não por equipamento profissional. É comum encontrar esse problema em revistas e jornais que exijam grande quantidade de fotos. 

5. Conferir, testar e ajustar as cores: em outro texto publicado aqui no blog, foi falado sobre todo o processo de escolha e teste das cores. Esse ponto é fundamental para que o produto final saia da gráfica exatamente como planejado pelo designer e aprovado pelo cliente. Calibre a tela do seu computador para ganhar a maior fidelidade possível na tradução das cores e converse com sua gráfica sobre a melhor forma de enviar sua demanda. A escala CMYK é a mais indicada nesse processo.

6. Fazer marcação de margens, corte e sangria: alinhe e deixe explícito no seu material onde ele deve ser cortado e o que deve ser preservado no momento do acabamento final. Isso evita cada problema… Imagine pegar dois mil exemplares de uma revista e perceber que o corte ou a encadernação “comeu” quase a metade de uma coluna de texto?! Converse com sua gráfica sobre as medidas ideais para o seu trabalho.

Anotou tudo? Então, você não vai mais correr riscos desnecessários na hora de imprimir o seu trabalho ou o do seu cliente. Além disso, com a Rona Editora, você terá assessoria profissional para fechar seu check list de forma precisa e segura. Entre em contato conosco e vamos conversar!

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