CÍRCULO CROMÁTICO: O GUIA DEFINITIVO PARA COMBINAR CORES

Você sabe o que é círculo cromático? Como um profissional, entusiasta ou apaixonado por design, é bem provável que você já tenha visto o círculo de cores por aí, que também é chamado de roda de cores, graças à tradução literal do termo mais usado em inglês: color wheel.

O círculo cromático é um elemento indispensável, capaz de te ajudar a combinar cores com propriedade e, assim, agregar valor estético aos seus projetos.

É esse círculo que permite encontrar combinações perfeitas de cores, para praticamente todas as áreas relacionadas com design, publicidade e marketing.

Está pronto para tirar suas dúvidas de uma vez por todas?

Basicamente, o círculo cromático representa as cores que podemos enxergar com nossos olhos.

Logo de início, pode surgir á dúvida sobre porque o círculo cromático tem as cores dispostas em um círculo e não em retângulos de uma paleta, por exemplo.

Isso acontece pelo fato de que, em um círculo, fica muito mais fácil e intuitivo encontrar as combinações perfeitas de cores, como veremos adiante neste conteúdo.

Além do círculo cromático simplificado, como o que vimos acima, também é possível encontrar versões que mostram diferentes tonalidades de cada cor apresentada, que são um pouco mais complexas, como o exemplo abaixo.

Quais são as cores do círculo cromático?

Geralmente, o circulo cromático é composto por doze cores, que são as seguintes:

Amarelo
Amarelo-esverdeado
Verde
Azul-esverdeado
Azul
Azul-arroxeado
Roxo
Vermelho-arroxeado
Vermelho
Vermelho-alaranjado
Laranja
Amarelo-alaranjado

Como usar o círculo cromático?

Vamos te mostrar algumas alternativas para combinar as cores com o círculo cromático. Elas te ajudarão a harmonizar e até a destacar as emoções e sentimentos que se deseja passar em cada projeto, o que pode ser percebido até um pouco inconscientemente, mesmo por quem não conhece a teoria das cores.

As formas de combinação das cores do círculo cromático são as seguintes:

Possibilidade 1: Combinações Complementares
As combinações complementares, também chamadas de combinações de contraste ou suplementares, são compostas por cores em lados opostos uns dos outros no círculo de cores.

Quando se opta pelas combinações complementares, as cores resultam em um efeito bem vivo e enérgico, o que é uma excelente pedida quando o objetivo é trabalhar com contrastes.

Com a combinação triádica, o resultado é uma paleta vibrante, mesmo escolhendo cores atenuadas ou sombreadas. Porém, é preciso tomar cuidado para que as cores não fiquem muito “adolescentes” ou divertidas, o que pode ir contra a proposta desejada para aquele projeto.

Possibilidade 2: Combinações Triádicas
Como o nome indica, a tríade é uma combinação de três cores que estão à mesma distância umas das outras no círculo cromático, dispostas como em um triângulo equilátero. O resultado é uma composição com alto contraste, mas que não deixa a harmonia de lado.

Possibilidade 3: Combinações Análogas
Até mesmo quem não sabe bem o que é círculo cromático pode entender facilmente as combinações análogas, feitas com cores posicionadas umas ao lado das outras, no círculo de cores.
As combinações de cores análogas remetem à paz e à serenidade, e algumas pessoas dizem que isso acontece pelo fato de que tais combinações ocorrem com muita frequência na natureza.

Recomenda-se a escolha de uma cor primária como base e, depois, mais uma ou duas para destacar, o que geralmente funciona melhor com uma cor secundária e outra terciária.

Para resultados mais harmoniosos, é interessante que a cor de base domine e que as demais sirvam como destaque, sem que apareçam além da conta. Além disso, vale tomar cuidado para não escolher tons muito próximos uns dos outros no círculo cromático, já que eles poderiam se “misturar” na composição.

Com isso, você saberá montar uma paleta de cores para seus projetos de design de acordo com o que cada um pede em relação às emoções, sentimentos e mensagens que se deseja transmitir, o que facilita o trabalho e o torna ainda mais valioso.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

FALE CONOSCO: (31) 3303-9999 • RONA@RONAEDITORA.COM.BR

RUA HENRIQUETO CARDINALE, 280 OLHOS D'ÁGUA
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS 30390-082

×

Carrinho